segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Eita falta de assunto

Arroba, para mim, sobretudo criança na loja do meu pai, era a soma de vários pesos de ferro pendurados numa descomunal balança (quinze ou dezesseis quilos),onde bandas de porcos e outras mercadorias eram pesadas. Nem imaginava que el@ tivesse um símbolo próprio, coisa que só percebi quando do surgimento dos correios eletrônicos.
O mesmo se deu recentemente com o símbolo #, que os brasileiros e portugueses chamam de jogo da velha, grade, cerquinha, cerquilha, cardinal, sustenido, cauabanga, porteirinha, tralha, trama, caprino, malha, mosca, lasanha, chiqueirinho, cruzadinha, moiteiro, os eruditos octotrorpe, mas resolveram substituir todos eles por hashtag, numa prova de nossa crônica submissão aos americanos & Cia.
Não que eu seja contra a Língua Inglesa, mesmo porque tomo red, como bife, visto jeans, calço tênis, adoro rock, reggae, jazz, tenho um PT Cruiser e um Gold Retriver, adoro Nova Iorque e estarei em Londres no meio do ano. Mas, ainda assim, acho que a nossa Língua Portuguesa-Índigena-Africana-Italiana-Espanhola-Alemã-Japonesa-Árabe-Chinesa-Coreana-Guatemalteca é mais do que suficiente para nominar tudo o que deva ser nominado, sem exagerarmos no uso do inglês.
Também não concordo com os que torcem narizes por conta de nomes próprios ingleses ou que querem os imitar, em sua profusão de “kK”, “WW” e “YY”, quase sempre sufixados em “anny”, “eymmar” e por aí afora. Acho boa parte deles bonita, eufônica e, muitas vezes, reveladora da personalidade de seus portadores.
Outro dia, no entanto, encontrei um aqui no Face, uma variação de Kattya+Sephora, que soou em meus ouvidos como “Catapora”. Esperei a ampulheta girar, certo de que veria uma moça de rosto crivado de buraquinhos, mas me encantei quando pintou na tela uma pintura de mocinha.
Como as aparências, nomes também enganam, que o diga a Graça Foster!

Um comentário:

  1. Carlos me passe e-mail sou bisneta de Domingos Mota.
    lucianalucianamota@gmail.com
    Será? Pode ser o mesmo qual nome da esposa dele?Me escreva.Grata.Lu.

    ResponderExcluir